SINDOJUS-PA PARTICIPA DE REUNIÃO COM CORREGEDORA GERAL DE JUSTIÇA
Na manhã desta quinta-feira (4), o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Pará (SINDOJUS-PA), por meio do presidente Mário Rosa, e do vice-presidente Edvaldo Lima, participaram de uma reunião virtual com a Desembargadora Rosileide Maria da Costa Cunha, corregedora-geral de Justiça do Estado.
A Desembargadora deu início a reunião enfatizando a necessidade da união entre a Corregedoria Geral da Justiça com o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Pará e se colocando à disposição para o enfrentamento dos problemas da categoria. A reunião serviu para tratar assuntos de interesse dos Oficiais de Justiça, tais como: central de mandados, impressão de mandados, aprimoramento do provimento conjunto 009/2019, solicitação da suspensão do prazo para Oficiais de Justiça nos termos da portaria presidencial 1003/2021 e dos casos ocorridos em Ourilândia do Norte e Cachoeira do Arari, no interior do Estado.
O vice-presidente Edvaldo Lima fez um contexto histórico sobre a Central de Mandados e a importância do órgão. Falou sobre a fusão do cumprimento das ordens de competência do Fórum Civil, Criminal e dos Juizados Especiais.
Também foi pautada na reunião sobre a necessidade do aprimoramento das funções dos Oficiais de Justiça visto a nova era da inteligência artificial, citando o exemplo do Mandamus. Além disso, foi lembrado pela Diretoria que não existe a possibilidade no momento dos Oficiais de Justiça imprimirem seus mandados visto a falta de estruturas nas salas. Além disso, Lima lembrou sobre o grupo de trabalho que existe para tratar de mudanças no Libra e Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Por fim, o presidente do SINDOJUS-PA, Mário Rosa, lembrou sobre a necessidade na agilidade para a apuração dos fatos ocorridos em Ourilândia do Norte e Cachoeira do Arari. Na oportunidade, parabenizou a Desembargadora pela gestão da Corregedoria Geral de Justiça do Pará. Após ouvir os sindicalistas, a corregedoria declarou que todas as reivindicações são legítimas e o órgão irá apoiar dentro do possível.
Tayná Almeida – Assessoria de Comunicação